quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O meu pai


O meu pai é motorista de camiões. Ele gosta muito de os conduzir.Ele diz que era o sonho dele desde de criança e agora já há doze anos que o realizou. No entanto tambem diz que mais valia ter escolhido outra coisa, pois assim passa muito tempo fora de casa.
Eu sei que ele sofre muito por não poder estar mais tempo connosco, por isso nós tentamos aproveitar muito bem todo o nosso tempo em família. Sempre que posso nas férias eu e a minha irmã vamos com ele.
Eu gosto muito de ir com ele mas acho que é dificil, pois de Verão tem de suportar muito calor e de Inverno muito frio. Ainda há pouco tempo ficou “preso” na neve. Quando acordou tinha neve até ao meio das rodas do camião, com temperaturas muito negativas. Ele mandou à minha mãe por telemóvel uma foto do tablier, onde mostrava -28º negativos ao meio-dia!
Tudo isto atrasa muito uma viagem de um camionista, pois tem de esperar que apareçam os limpa neves e os camiões do sal, para poder voltar a andar. Por vezes quando o acesso é dificil para eles, o melhor mesmo é esperar que pare de nevar.
A neve atrasa muito a viagem, depois começam os telefonemas a dizer que o cliente está à espera da mercadoria, que por vezes até pode estragar-se. No caso do meu pai pode acontecer pois transporta um frigorífico que normalmente leva: carne, peixe, fruta, legumes, medicamentos, gelados etc.
Todas as viagens ele se enerva, ou pela neve, ou um acidente que corta a estrada, ou um pneu que rebenta, ou o camião que avaria, ou a carga que não está pronta e por vezes são os polícias a "chatear". Já para não falar nos assaltos, pois já foi assaltado umas quatro vezes.
Eu amo muito o meu pai, reconheço e agradeço o sacrifício que ele faz. Podia ser o sonho dele, mas desconfio que agora é um esforço, para poder realizar os meus sonhos e os da minha irmã.
Adoro-te pai, obrigado por tudo !
Texto de Joana Fangana passado no computador por Joana e Abel do 4ºano da Turma D

Sem comentários: