segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A história contada pelo Sr. Jacinto
No passado dia 13 de Novembro de 2009, o senhor Jacinto Abreu foi à nossa escola contar-nos a história de rossio ao Sul do Tejo, como nasceu esta terra. O senhor Jacinto tem 84 anos e é muito bem disposto.Ele contou-nos que antigamente navegavam no rio Tejo para fazer o transporte de uvas, melões, cortiças, madeira e palha.
A ponte fez 100 anos em 1940 e a maior cheia do Rossio foi em 1979.A ponte quase ficava debaixo de água.
O Sr. Abreu só no ano de 1937 é que pôde tirar a cédula marítima, que hoje tem 72 anos.Na época havia cerca de 40 barcos na água.E quando esta era pouca fazia-se jangadas para navegar.Naquele tempo o forno para cozer o pão era aquecido com rama de pinho,à qual davam o nome de "motano".
O Sr. Abreu viajou muito, primeiro para Ângola e depois para o Brasil.Numa viagem para S.Tomé e Principe o barco estava rodeado de tubarões.Contou-nos várias histórias que aconteciam durante as suas viagens.Nós pudémos observar quadros,fotografias e um livro com muitos documentos,que agora são guardados como recordações da época.
Entretanto os tempos mudaram começou a haver outros transportes e os barcos foram desaparecendo.O último a passar por estas águas era o do seu pai.
Adorei conhecer e ouvir este senhor tão simpático, que nos contou tudo sobre o Rossio antigamente!Espero que ele volte e nos conte mais coisas!

Texto de Joana Fangana do 4º ano da turma D

Sem comentários: